Paixão.

Algumas respostas para determinadas questões são difíceis de achar. Ás vezes somente pessoas que possuem o mesmo perfil e ideal, conseguem responder. Seguem algumas dessas intrigantes perguntas: O que leva uma pessoa, após conseguir tudo na sua vida profissional e financeira, a continuar se arriscando em encerrar sua carreira de forma exacrada? Por que não se aposentar como um vencedor e herói? A resposta é: Paixão pelo que faz. E a pessoa a que me refiro tem nome: Ronaldo Luiz Nazário, mais conhecido por “Ronaldo – O fenômeno”. Por si só, todo jogador de futebol que consegue se profissionalizar já pode ser considerado um vencedor, visto que, a grande maioria vem de lar pobre, e além de ter que conviver com o preconceito inicial da família e da sociedade, enfrentam dificuldades até para chegar ao local do treino. É certo que apenas um pequeno percentual consegue chegar ao sucesso. Mas, em todas as profissões acontece o mesmo. Somente os melhores e os apaixonados pelo que fazem conseguem vencer. 

Dizem que para todo famoso, a vida pública é uma extensão da privada. Dá até para ser fazer um “trocadilho” na frase. E Ronaldo por várias vezes teve o seu espaço invadido, e conseguiu dar a volta por cima em todas. Mas, é justamente essa exposição excessiva a que todo astro tem que carregar para o resto da vida, que vem novamente a questão: Por que continuar se expondo e arriscando uma vida profissional já consagrada? Novamente a resposta está no título do artigo. E para completar, pessoas vencedoras estão sempre em busca de desafios, mesmo que para isso, precise arriscar sua reputação profissional. O “fenômeno” possui um extenso currículo de campeão. É o maior artilheiro de todas as copas do mundo, é bi-campeão mundial e foi por três vezes o melhor jogador do mundo eleito pela Fifa. Somente para citar alguns. 

As famosas “voltas por cima” que ilustram todas as biografias dos vencedores, não poderiam faltar na vida de Ronaldo. Conseguiu superar por duas vezes sérias contusões, que na pele de qualquer mortal, seria provavelmente um abandono a profissão. Não, se lembrarmos que muitos empresários de sucesso, já “quebraram” algumas vezes na vida. A persistência e coragem fazem parte do perfil desses campeões. E o craque, vive hoje a sua volta ao futebol. O “gordo” tem calado muita gente que se incomodam com as pessoas que chegam ao topo. Até eu questionei o porquê de tanto risco, após uma carreira de glórias. Novamente, a resposta que encontrei está no título do artigo: Paixão. E para completar, sorte e oportunismo têm lhe acompanhado. A bola parece procurar o seu pé, para ir de encontro ao gol. Dizem que na vida, para vencer é necessário ter competência e sorte. A grande verdade, é que a sorte costuma acompanhar os competentes. Vou mais além: “Tente fazer algo na vida que você ama de paixão, e você nunca mais terá trabalho”. Agora entendemos porque Ronaldo retornou ao futebol. Ele continua a praticar seu hobby. O sucesso financeiro é só uma conseqüência.

Autor Carlos Eduardo Oshiro

1 Comment:

Unknown disse...

Vc chupa um pinto né?!?!?!

Postar um comentário