Black Metal: Sentimento ou Ideologia?


Em primeiro lugar, gostaria de frisar que essa questão é muito pertinente, sobretudo, em face de maneira simplista de como o Black Metal vem sendo concebido na Internet e em outros meios. O que vemos hoje é uma série de equívocos culturais e ideológicos difundidos por pessoas que, obviamente, não se preocupam em desvelar aquilo que pretensamente dizem que cultuam. Basta observar o conteúdo dos “recados” deixados nos Orkuts; frases do tipo: “Que Satanás ilumine teus caminhos”, “Satanás te abençoe”, “Satanás te ama”. Frases como essas denotam, por sua estrutura, que seus autores continuam atrelados a ideologia judaico-cristã e nem se dão conta disso, pois para eles o importante é ser satanista, pois é isso que está na moda e o honroso Black Metal apenas seria uma extensão desse modismo. Observando esse fato, a impressão que temos é de que Satanás tornou-se um “ente” tão benéfico quanto o Nazareno digno de ser louvado por seu amor, bondade e piedade eterna.
Em segundo, gostaria de dizer que o Black Metal é arte, uma arte desvirtuadora, mas ainda assim arte, e como toda forma de expressão artística não é neutra de concepções ideológicas, e nem poderia de deixar de sê-la, uma vez que ele se embasa em diferentes concepções culturais e filosóficas. No entanto, no que concerne a arte (música), a primeira coisa que nos chama a atenção não é seu aspecto interno (ideologia), mais sim seus aspectos exteriores tais como: arranjo musical, atmosfera, sincronia etc. Aspectos estes que estão intrinsecamente relacionados à emoção. Assim, quando ouvimos uma determinada música e dela gostamos sem atentar para os seus aspectos internos (primeiro contato), significa que estamos interagindo com ela, portanto a questão ideológica torna-se secundária. E somente a partir de sucessivas apreciações de uma determinada música que os aspectos internos (ideologia) e externos (desencadeadores de emotividade) se complementem, contudo não se tornam indissociáveis.
Texto produzido com o intuito de mostrar o que realmente é o Black Metal para todos os leitores do Blog The Revolutions. Obrigado.

Texto de Spectrum Hagen
Edição Geral de Helielson Marcondes e Wellington Holanda

11 Comments:

Jana Herculano disse...

Muito bom o texto. Vocês estão de parabéns.

Nihil Lemos disse...

Eu sou muito fã de Black Metal. Apesar de não ser satanista (ateus não acreditam nessas coisas) acho as letras do Black Metal muito bem elaboradas.
Eu também gosto muito dos outros estilos de metal.

KGeo disse...

eu gosto de algumas musicas de black metal

Unknown disse...

CARA VC DISSE TUDO OTIMO TEXTO E POUCO PRA VC!


REALMENTE PARABENS!

E DE PESSOAS ASSIM Q NOS PRECISAMOS

PARA MOSTRA REALMENTE OQ E UMA IDEOLOGIA!

Anônimo disse...

(Bruxo Oculto)
Parabéns cara ótimo texto, concordo plenamente com vc.
Força e honra!

Anônimo disse...

É realmente vc expresou claramente o termo black metal
eu curto black metal e sou satanista...mas achei o texto muito interesante!!!!

Rodrigo disse...

black metal melhor forma de expressar o dia a dia desse mundo hipócrita... FUCK THE WORLD \../_

Rodrigo disse...

ahhh esquecii de fala... Cara Parabens otimo texto esou de pleno acordo...

IMPERADOR disse...

Porra Véi parabéns fko mto foda.

Anônimo disse...

parabeis seu texto esta claro para pessoas que pensa que black metal é a penas satan,satan.
mais tem pessoas que aprecia o verdadeiro som
mais sem precisa ser extremista que na verdade nao passa de uma pessoa religiosa,sem ofende..que esta revoltada com os pais.
ou que ser amostra pra os amigos que é muito doido
adorado de satan.

HAIL BLACK METAL para os apreciadores do som nordicos

jlennon disse...

É isso aew black metal é arte e ideologia...

Postar um comentário